segunda-feira, 16 de maio de 2016

Filme: Cidades de Papel


Nota: 4 de 5

“Às vezes é preciso perder para encontrar”

“Cidades de Papel” é um filme baseado em um livro do autor John Green, famoso depois do sucesso de “A Culpa é das Estrelas”. O longa conta a história de Quin (Nat Wolff), um adolescente do ensino médio apaixonado por sua vizinha, Margo (Cara Delevingne), quem desaparece após a noite mais inesquecível da vida dele. O rapaz, então, resolve procurá-la após encontrar pistas deixadas por ela de sua localidade.

É engraçado o quanto o filme pode fazer você se identificar com a situação, não importa quantos anos você tenha. Margo é uma menina popular no colégio, perseverante e que adora um mistério. Sua característica marcante é o fato de fazer acontecer da forma como quiser e viver a vida como quer, mesmo que tenha que envolver outras pessoas para conquistar seus objetivos. Para ela, todos os dias podem ser intensos, marcantes e de coração pulsante. No entanto, ela está perdida; não sabe o que quer da vida, não sabe quem é.

Quin leva uma vida normal. Garoto inteligente, que sabe o que quer para o seu futuro, participa da banda do colégio e tem dois melhores amigos. No entanto, sua obsessão (e o que acreditava ser amor) por Margo desde criança, acaba por deixá-lo perdido e ele não sossega enquanto não a encontra.

Com seus dois melhores amigos e suas namoradas, eles partem em busca de Margo em uma viagem de carro, que vai mudar a vida de todos antes do baile de formatura.

O filme poderia ser mais uma comedinha romântica adolescente abordando tópicos deste universo que estamos acostumados a assistir. No entanto, vai além. A verdadeira história por trás da motivação da busca de Quin por Margo não é o amor que ele acreditava ter por ela, mas sim o fato de ele “desmistificar” e desprender seus sentimentos por ela, se firmar com o que acreditava e queria, mas que só fica claro para ele ao final do seu objetivo.

O mais interessante, no entanto, está em Margo. Para os mais conservadores, digamos que ela seja inconsequente ou uma adolescente rebelde. Porém, todas as suas ações são consequências do fato de ela não se conhecer verdadeiramente. Ela “desaparece” em uma missão para tentar se encontrar, pois é a forma como acredita que irá conseguir. Mas e aí, será que ela finalmente descobre quem é? E você?

Ficha Técnica
Elenco: Nat Wolff, Cara Delevingne, Justice Smith, Austin Abrams, Halston Sage, Jaz Sinclair, Cara Buono e participação de Ansel Elgort
Diretor: Jake Schreier
Duração: 110 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário