quarta-feira, 25 de maio de 2016

BBMAs: Britney Spears


Britney Spears e sua inesquecível apresentação no BBMAs 2016

Dia 22 de maio de 2016 ficará marcado para sempre para os fãs de Britney Spears. A premiação musical Billboard Music Awards (BBMAs) aconteceu em Las Vegas e foi aguardada por 9 anos desde a vergonhosa (sei que alguns viraram fãs da cantora nesta época justamente por conta da apresentação) e insossa apresentação no VMA de 2007.

A expectativa era grande, muito grande e causou todo um burburinho porque a cantora também recebeu o prêmio Billboard Millenium Awards, um dos mais tops da noite. Merecido!

Eu sou fanática pela Britney desde dezembro de 1998, quando assisti a "...Baby One More Time" pela primeira vez na MTV. Não lembro ao certo o que foi que aconteceu naquele dia e nem o motivo pelo qual continuo tão fã até os dias de hoje. Mas, ela me cativou de uma forma que até hoje nenhum (a) outro (a) artista musical me conquistou. Claro que, ao longo destes 18 anos, a minha paixão e fanatismo foram se transformando. Não sou mais daquelas de colecionar objetos, artigos, revistas ou CD`s físicos. Mas, continuo fã por demais, sempre acompanhando tudo o que a envolve. E mais ainda, com muita esperança.

Eu estava mega ansiosa por esta performance, com coração palpitando e querendo sair pela boca (coisa de fã) nos minutos que antecederam a abertura da premiação. A apresentação foi introduzida por um vídeo-resumo de todas as suas conquistas musicais até hoje e da lenda que ela se tornou para a música pop. Com um figurino vermelho arrasador, ela começou a performance com "Work Bitch" super dura. O nervosismo intrínseco pôde ser percebido no começo, mas ela conseguiu se soltar e se sentir mais à vontade ao decorrer das músicas.

A setlist contou com alguns mega sucessos e outras canções nada conhecidas pelo público que não é fã ou nunca se deu ao luxo de ouvir o "In The Zone" completo: "Work Bitch", "Womanizer", "I Love Rock N Roll", "Breathe On Me", "Slave For You", "Touch Of My Hand" e "Toxic", seu maior sucesso em quase 20 anos de carreira.

Com algumas trocas de figurino sob o mesmo maiô cavadíssimo vermelho arrasador com pedras e brilhos em locais estratégicos, Britney deu um gostinho ao mundo de 7 minutos e meio do que ela vem realizando em sua residência em Vegas, só que talvez um pouco mais nervosa.

Foi inteligente, se for pensar, porque ela já está na ativa fazendo isso há meses em sua residência e pode-se até pensar que foi uma jogada de marketing. Mas ela poderia ter se aproveitado da situação e ter trabalhado melhor em uma setlist com hits conhecidos mundialmente e coreografias originais dos sucessos, algo como uma performance saudosista e nostálgica. Principalmente porque a espera para uma apresentação solo em uma premiação dela não acontecia há 9 anos e também pelo fato de ser um medley com seus maiores sucessos!

Ela não é mais a mesma depois de tudo o que passou em 2007-2008. Suas sequências de danças são pobres, curtas e com pouca coreografia trabalhada que não vai mais além do básico que ela acha que ainda consegue fazer. Apesar dos carões, dos sorrisos lindos e genuínos, ela parece muito dura, quase um robô e com pouca flexibilidade do que conseguia-se fazer antigamente. Ela se tornou a mestra do bate-cabelo (como bate, gira, vira, embaraça e joga na cara!), de andar pelo palco e da coreografia de mão. Continua com algumas caras e bocas e com sua sensualidade de sempre. Mas nem um 1/3 de antigamente. É triste. Muito triste.

A apresentação foi super elogiada pela crítica em geral e inclusive pela maioria dos fãs. O público do BBMA`s gritava e vibrava com cada passo que ela dava, tudo conferido de pé, como ela merece.


Ela arrasou? Sim, na medida do possível, sim. Mas eu sei que ela pode muito mais! Em vídeos amadores de ensaios que saem por aí em suas redes sociais, ela parece se soltar muito mais do que no palco. Seu show em Vegas só foi ficar realmente melhorado nesta última temporada de final de 2015 e começo de 2016. Mas ainda não é o suficiente. Ao menos não para mim, uma super fã que vibra, chora, comemora, se orgulha, se queixa e vive emoções ao longo de sua carreira, conquistas, singles, etc.

A Britney Spears hoje é uma lenda do pop, que vai dar ibope, aumento de vendas e causar um burburinho estrondoso não interessa o que faça mais. Não importa se ela faça playback, se ela não dance mais como antes, se ela não solta mais os gritinhos tão famosos de suas turnês antigas como quem estivesse se divertindo, como em "Dream Within a Dream" e "The Onyx Hotel Tour" ou se suas caras e bocas e falas ao longo de seus shows parecem cronometradas e memorizadas, como em "Femme Fatale Tour" ou em algumas partes de Vegas mesmo. Porque é o que parece que a vida dela se tornou pós-colapso, algo robótico, sincronizado, cronometrado e certinho, como se ela estivesse fazendo um esforço enorme para que não saia da atual zona de conforto que se estabeleceu, para que não haja nenhum erro ou chave que possa desencadear outro colapso.

No entanto, é admirável que ela esteja ali, fazendo o que gosta (mesmo que às vezes não aparente e precise se reinventar) e da forma como quiser, sem se importar com a opinião alheia ou que falam sobre ela. Britney atingiu um nível em que ela não precisa se provar mais para ninguém, porque o lugar dela já foi conquistado e está muito bem marcado no universo pop.

Deixo claro que estou analisando ela no palco e em apresentações, porque se for avaliar vida real, posts em suas redes sociais e até mesmo as caras e bocas que faz em tapetes vermelhos e afins, ali você consegue enxergar o motivo pelo qual é fã ou ainda, o motivo pelo qual mantém a esperança acessa de que um dia ela possa verdadeiramente voltar a arrasar e ser ela mesma perante ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário