sábado, 12 de março de 2011
Dilma faz declarações às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
Dilma faz declarações às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
Para a presidente, a cara da pobreza no Brasil é feminina
Dia oito de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, a presidente Dilma Rousseff prestou algumas homenagens para as brasileiras. Em uma de suas declarações, ela afirmou que tem como objetivo erradicar a pobreza no Brasil e que para a política ser bem-sucedida, a eliminação da miséria deve ser focada na mulher e na criança.
Além de defender a igualdade de oportunidades para homens e mulheres, Dilma disse que programas como o “Minha Casa Minha Vida”, o “Bolsa Família” e o Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar) Mulher, são eficientes porque privilegiam as mães de família. "No Brasil, a pobreza tem cara: ela é muito feminina, está ligada às mulheres. Quanto mais pobre a família, maior a chance de que ela seja chefiada por uma mulher”, completa.
Para o sociólogo e professor Edilson José Graciolli, a pobreza é o resultado de determinações sócio-econômicas de caráter estrutural e exige políticas de distribuição de renda e riqueza, independentemente do gênero da pessoa. “Não concordo que o foco do combate à pobreza deva ser a da assistência às mulheres pobres. Elas, como os homens pobres, são o resultado das profundas assimetrias sócio-econômicas inerentes ao capitalismo, ainda mais num país capitalista dependente, como é o Brasil”, defende.
Além da declaração sobre a pobreza no país, Dilma também comentou sobre a importância do progresso no combate à violência contras as mulheres, em iniciativas como a Lei Maria da Penha. Porém, encerrou a homenagem ressaltando que ainda há muito por fazer.
10/03/2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário