sábado, 27 de junho de 2009

Exército.

"Como temos mais alunos inscritos do que o número de vagas disponibilizadas, o processo de seleção utilizará como critério a escolha do melhor texto, sobre o seguinte tema: A MÍDIA E O EXÉRCITO BRASILEIRO." -> Yeah! Uma vaga é minha com o texto que escrevi abaixo ;)

Título: O Exército como alvo da Mídia

O Exército brasileiro é responsável pelo bem-estar do Brasil, além de garantir a ordem e as leis da sociedade. Os homens convocados a participarem dessa Força Armada são preparados para atuarem em situações de conflito, guerra e emergências. No entanto, algumas vezes, estas funções são confundidas e as tropas são chamadas para participarem de posições que a polícia não consegue controlar. Embora o Exército seja uma instituição suprema e respeitada, este não se encontra ausente da mídia.

Os meios de comunicação são responsáveis por informar à população sobre acontecimentos do seu país e do mundo, mesmo que ocorram notícias distorcidas, ideadas ou fictícias à cerca de um assunto, prejudicando algumas pessoas envolvidas em determinada história. O Exército também já foi inúmeras vezes alvo desta incessante busca de informação, apesar de não serem noticiados constantemente nos veículos informativos.

Um exemplo disto foi o caso de dois sargentos que saíram corajosamente na capa de uma revista conceituada no Brasil, alegando serem homossexuais. Algum tempo depois, ambos foram presos porque, de acordo com o Exército, infringiram regras disciplinares, o que causou polêmica, pois parte da mídia criticou duramente a postura da organização e acreditou ter sido preconceito – um ato contrário aos princípios vigentes da Constituição Federal. Por vezes, a mídia ludibria o espectador e não oferece suporte necessário às Forças Armadas.

Portanto, há uma inevitabilidade de harmonizar as relações entre a mídia e o Exército, os quais deveriam ser sinceros, honestos, evitando calúnias com o que relatam e mostrando-se imparciais, devido a sua importância perante a sociedade, a qual é constituída por indivíduos que constantemente são alienados pelo que os meios de comunicação os informam. Entretanto, ainda aguardam pela dignidade, veracidade e o comprometimento de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário