domingo, 21 de junho de 2009

Água!

Cerca de 40% da população mundial terá problemas com água em 2025.

Hoje fui à rodoviária e lá estava eu na fila para pagas contas, quando me deparei com um painel (ou seria cartaz?) sobre a água, que a prefeitura colocou ali, discutindo sobre os desperdícios da água em casa, qual o consumo de quem toma banho de 15 minutos etc. Agradeço à prefeitura por isso.
Não sei se espalharam pela cidade, mas pelo o que eu vi e li, pude perceber que estão fazendo algo muito bom para a população, podendo mostrar-lhes que devemos economizar para não acarretar problemas no futuro.
O problema é que o povo NÃO lê, simplesmente ignora o fato do painel está ali discutindo sobre algo tão importante e necessário para nós. E é aí que, digamos, está a ignorância, ou se é que se pode chamar assim.

Será que você pensa no desperdício que causa quando escova os dentes com a torneira aberta?
Será que você pensa no futuro do planeta?
Será que você pensa no SEU futuro e provavelmente de seus filhos, netos, etc?

O mundo hoje passa por situações as quais estão alarmantes e pedindo cuidados, mas o povo não ve ou fingi que não ve.
Porque? Porque o povo é egoísta, é mal-informado (e justo quando veêm um painel ou coisa discutindo sobre o desperdício de água e afins, eles ignoram ou jogam fora), só pensam no próprio umbigo.
Então, eu pergunto, de que adianta mostrar que teremos problemas, que estamos prejudicando nossa tão querida (ou não) natureza, a fauna, a flora e a água se o povo não faz nada?
Claro, que existem suas exceções, como eu, que faço minha parte dentro de casa e obrigo os meus pais e irmão a fazerem a deles também.
Temos que preservar o que é nosso, temos que saber dar valor à essas pequenas (e maravilhosas) coisas que estão ao nosso redor, não podemos destruir, não podemos desperdiçar, nem prejudicar, pois é coisa do homem preservar, e não destruir como anda acontecendo.
O melhor de tudo é que a natureza mostra os sinais, mostra a destruição, mata milhões, o povo desespera, mas.. o que faz? NADA, continua na mesma vida de sempre.
Ótimo, vamos continuar assim para ver o pior acontecer e bem diante dos nossos olhos. Talvez estaremos velhinhos ou talvez mortos, mas os seus descendentes, os seus filhos, os seus netos, bisnetos, etc que ainda estão para surgir... vocês querem que eles sofram tudo o que já estamos sofrendo? Vocês querem que eles fiquem sem água, a fonte mais importante, necessária, sem a qual o homem não vive, com a qual o homem se hidrata, a melhor bebida do mundo, que é a mais rica em sais e outros afins e é tão gostosa?
Pois temos que fazer algo para combater, e isso começa nas pequenas coisas, começa dentro de casa.
Não deixar torneira ligada na hora de escovar os dentes! Molhe a pasta já na escova com um pouco, desliga, escova devagar, e depois abre para poder enxugar a boca.
Não deixar torneira ligada, homens, na hora de fazer a barba.
Não regar o jardim com a mangueira.
Não lavar a calçada com a mangueira.
Não lavar a louça com a água jorrando ralo a baixo.
Não tomar banhos demorados, e quem sabe (como eu) vocês fecharem a torneira para poder passar o shampoo e só depois abri-la para poder lavar a cabeça.

Talvez vocês achem que isso não importa, que é bobeira, mas vocês não tem noção de quantos litros de água se vão a cada vez que a torneira é aberta para escovar os dentes, ou a mangueira ligada para lavar a calçada, A CALÇADA, para que? Pega um balde cheio de água e vai passando a vassoura, o consumo, baixa para 0.. como está escrito no painel, a qual todos ignoraram, menos eu na fila do caixa de hoje.

Temos que fazer algo enquanto estamos aqui, presentes nesse mundo, para morrermos felizes porque fizemos a nossa parte para um mundo melhor, porque tentamos e se todos começarem a fazer a parte de cada um, acho que teremos um pouco mais de água prolongada e não teremos tanta falta como ela fará daqui há uns bons anos, mas quem importa?
Em 2025, se você nasceu em 1988, você estará com 37 anos, imagine... pode ser que estamos em um dos melhores países com mais lençóis freáticos e os melhores do mundo, mas e daí?
Não te dói ver as imagens de crianças desnutridas na África, na Ásia? Ah sim, elas serão as mais afetas, mas você, egoísta, pensa nelas?

Acho que tá na hora de começar a pensar um pouquinho no futuro de vocês, de seus filhos, o que vocês querem para eles? Problemas com a falta de água? Acho que ninguém vai desejar isso para alguém, por isso, façam sua parte e a natureza agradece, e seus futuros filhos também.

Não desperdice. Não compensa. Pense no futuro, pois não é só do presente que vivemos, não é só do hoje que vivemos, temos o amanhã, e o que será do amanhã se não contribuírmos para um mundo melhor, para um mundo com água para todos pelo menos por mais alguns anos?
Não teremos água para sempre.
Pense nisso.
A natureza agradece, e eu também!

Natália A. B. (eu!) - 23/10/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário