segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Artigo: Como o brasileiro lê

Meu Deus.. quanto tempo não venho postar por aqui!!! :P

Esse semestre até que estou escrevendo um tanto bom na sala de aula. Para inaugurar esse penúltimo período meu na faculdade, texto já corrigido pelo professor.

A atividade foi desenvolvida em duplas. E o tema era comentar sobre o porquê os alunos não possuem tanto interesse na leitura. Então, autoria minha com a colega de sala, Marcela.


Como o brasileiro lê

O Brasil não é um país de referência e excelência em educação. Além de várias pesquisas feitas sobre o assunto, a revista britânica "The Economist" destacou em uma de suas publicações em 2006, a falta de leitura entre os brasileiros. Embasado em uma pesquisa realizada pelo instituto "Pró-livro" em 2000, constatou-se que o brasileiro lê em média 1.8 livros não acadêmicos por ano. Em relação aos hábitos de leitura, o Brasil ficou em 27º lugar em um ranking de 30 países.

Em recente pesquisa realizada no ano de 2009 foi verificado uma queda em relação ao número de livros que um brasileiro lê por ano, com um índice de 1.3, fica evidente que a população brasileira não possui o hábito e gosto pela leitura.

Um dos motivos pelo qual isto ocorre é a falta de estrutura, tanto familiar quanto escolar. No primeiro caso, o não incentivo e o exemplo que não é dado dentro de casa, com pais que não praticam a leitura, dificultam o hábito da criança de ler; em relação a escola, além das leituras acadêmicas e da obrigatoriedade de alguns títulos que os professores de português e literatura cobram para a realização de atividades avaliativas, há um descaso de docentes de outras áreas, como os de exatas, para a integração dos estudos em geral com a leitura. Ou seja, além do clássico livro didático necessário a cada disciplina, um incentivo maior dos professores com os alunos para lerem, por exemplo, um título que está entre os mais vendidos do país ou até mesmo, um clássico de Machado de Assis.

Os governantes também parecem não se importar muito com a área educacional. O baixo investimento e a deficiência de propagandas nos meios de comunicação de massa fazem com que os problemas relacionados ao incentivo da leitura se tornem uma hierarquização da negligência para com a leitura.

Além do forte incentivo tanto familiar, quanto educacional e governamental, uma possível solução seria a conscientização das pessoas em relação ao quão saudável é o hábito da leitura. O ato de ler é fundamental para os cidadãos, porquê há um maior desenvolvimento da imaginação, a melhoria no vocabulário e um conhecimento amplo de diversos assuntos.

O Brasil é um país precário em diferentes segmentos, principalmente no campo da educação. Ainda é preciso muito investimento, incentivo e consciência sobre a necessidade da leitura, seja esta obrigatória e principalmente, a prazerosa, para que os cidadãos adquiram o hábito da leitura e o desejo de ler.

27/09/2011

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