terça-feira, 10 de agosto de 2010

Filme: Atividade Paranormal

Atividade Paranormal ("Paranormal Activity") – Assisti dia: 16/07/2010



Nota: 3 de 5

O filme é de 2007. Mas depois de dois anos que foi distribuído para o resto do mundo. O custo de produção foi de míseros 15 mil dólares. E foi um sucesso inacreditável. Aliás, o sucesso de Atividade Paranormal se deve, praticamente todo, pelo boca-a-boca. Sabe aquele filme que você comenta com outra pessoa, que comenta com outra e por aí vai? Pois é, só que como hoje temos a internet, esse falatório foi um dos tópicos mais comentados por semanas no Twitter. E foi graças a isso, que virou um estouro de audiência.

Um casal de namorados juntos há três anos começa a vivenciar barulhos sinistros dentro de casa pela madrugada. Micah (Micah Sloat), o rapaz, resolve então comprar uma câmera para gravar os acontecimentos sombrios enquanto dormem, para tentar resolver o mistério. O filme é no estilo de "Bruxa de Blair", "Cloverfield" e "REC". Tudo é gravado da própria câmera da pessoa (com alguns cortes de edição. Inclusive, em algumas partes parece que há uma fuga da “realidade” mostrada, com cortes desnecessários, que poderiam ter sido evitados para não quebrar tanto o clima).

Katie (Katie Featherston) é a namorada de Micah, e a personagem principal do longa metragem, já que os acontecimentos a envolvem. É também o destaque do filme, com a melhor atuação, conseguindo demonstrar seus sentimentos visivelmente bem e fazendo com que os sustos que leva parecessem reais (tudo bem que o elenco é pequeno, apenas quatro pessoas atuam, mas ela consegue se sobressair).

O comportamento de Micah é diferente do de Katie em relação à paranormalidade. Ele faz muitas brincadeiras, alimenta a situação e demora a acreditar na circunstância em que se encontram. E fazer graça com isso, crendo você ou não, não é uma atitude muito “saudável”.

O roteiro foi bem elaborado pelas situações paranormais que o casal passa, conseguindo prender o telespectador; deixando-o apreensivo por querer sempre mais. Até poderia ter tido mais cenas de suspense no lugar de algumas do dia a dia dos namorados. Apesar de não ser baseado em fatos reais, dá para acreditar que poderia ser, se não fosse pelo final fictício, mas inesperado (os últimos 3 minutos do filme são mais eletrizantes que quase todos os 89 minutos de duração).

Para quem não espera nada do suspense/terror, pode garantir algumas horas do dia intrigantes e divertidas com o filme, que consegue manter o público com os olhos presos na tela esperando o próximo passo da atividade paranormal. Os que não gostam do gênero, melhor nem passar perto, porque também não será com esse filme que passarão a gostar.

Enfim, um filme que fez um sucesso inacreditável por causa da internet e garantiu sua continuação com data marcada para estrear: 22 de outubro de 2010 nos Estados Unidos. Aguardar para saber se conseguirá o mesmo burburinho do antecessor ou pelo menos algum para que cative os já conquistados admiradores e outros que ainda poderão surgir.

16/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário