Código de Conduta (“Law Abiding Citizen”) – Assisti dia: 05/06/2010
Nota: 3,5 de 5
Clyde Shelton (Gerard Butler) é um cidadão comum que fica desolado depois de uma crueldade envolvendo dois bandidos e sua família em sua própria casa. A sentença do caso, comandada pelo procurador Nick Rice (Jamie Foxx), é injusta.
Dez anos depois, Clyde começa uma série de assassinatos envolvendo todas as pessoas próximas ou que tiveram alguma ligação com o fato, em um ato de vingança e revolta contra o sistema jurídico americano.
A tensão que se prolonga durante os 108 minutos de filme (a versão estendida chega a 118), apreende o telespectador de forma autêntica e criativa. O interesse ocorre na expectativa de qual será a próxima artimanha realizada por Clyde, todas inteligentes, algumas incrivelmente inesperadas e que conseguem enganar facilmente o procurador Nick e seus parceiros.
Gerard Butler (“300”), acostumado a fazer filmes de comédia, se destaca no longa interpretando muito bem o desejo de vingança e crueldade de seu personagem, com algumas feições que transmitem o ódio de uma forma sarcástica e ironizada. Jamie Foxx (“O solista”) também não deixa a desejar com o papel de um procurador teimoso, individualista e prepotente, que demora a entender a necessidade da cooperação de sua equipe. O filme ainda conta com a excelente Viola Davis (“Dúvida”) em uma pequena, mas marcante atuação, como a prefeita da cidade de Filadélfia.
Com uma mistura de ação, suspense e humor negro, o filme consegue prender o telespectador com um roteiro elaborado e uma boa produção. Ótimo para quem aprecia o gênero e procura por uma diversão garantida.
28/06/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário