quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Você está preparada para assumir um compromisso ético com o Jornalismo?

Hm... outro deverzinho de uma das matérias da facu esse semestre!!
Sem nada escrito além dos deveres e trabalhos da faculdade.. =/


Você está preparada para assumir um compromisso ético com o Jornalismo?

A princípio, eu diria que sim, pois me considero uma pessoa não completamente ética, mas um tanto quanto. No entanto, eu não teria certeza se estou preparada para assumir um compromisso ético com o Jornalismo.

Ainda não conheço o dia-a-dia da profissão, mas, aprendo um pouco e escuto ouvir bastante durante as aulas, e sei que poderá haver um dia em que serei responsabilizada por produzir uma matéria, pauta ou qualquer característica relacionada à profissão, que mesmo que eu não fosse a favor, achasse justo ou fosse contra os meus princípios, teria que realizar, demonstrando fazer tudo muito correto e certo àquilo que mandam. Eu poderia questionar o meu superior, dizendo que talvez não conseguisse ou não queria devido aos meus valores. Mas, haveria aquele medo em relação a ser demitida, não ser vista com bons olhos, ou a pessoa achar que eu não estaria pronta para os desafios da profissão. A tentativa é válida, quando, principalmente, o assunto for extremamente além daquilo que defendo.

Porém, tenho consciência que a minha maior responsabilidade é o compromisso para com o cidadão, transmitindo e gerando informações diversas e mais atualizadas possíveis para não decepcionar os indivíduos da sociedade e deixá-los a par do que ocorre em seu mundo, país, cidade ou em outra área, como cultura e fofoca. É um tanto quanto contraditório ter que agir em defesa de uma pessoa com outras doutrinas sem se deixar influenciar e esquecer-se de quem você é, o que defende, importa e valoriza. Contudo, apesar de ter conhecimento disto, estou ciente de que devo manter a minha personalidade, características, valores e princípios para a defesa desses cidadãos, tentando manter um equilíbrio entre ambos.

03/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário