sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Jornalista...

hmm.. só aquelas coisinhas que a gente acha por aí na internet e que são até legais! =P e realmente espero que dessa vez vá e dê tuudo certo!


Jornalista não fala - informa;
Jornalista não vai à festas - faz cobertura;
Jornalista não acha - tem opinião;
Jornalista não fofoca - transmite informações inúteis;
Jornalista não pára - pausa;
Jornalista não mente - equivoca-se;
Jornalista não chora - se emociona;
Jornalista não some - trabalha em off;
Jornalista não lê - busca informação;
Jornalista não traz novidade - dá furo de reportagem;
Jornalista não tem problema - tem situação;
Jornalista não tem muitos amigos - tem muitos contatos;
Jornalista não briga - debate;
Jornalista não usa carro - mas sim veículo;
Jornalista não passeia - viaja a trabalho;
Jornalista não conversa - entrevista;
Jornalista não faz lanche - almoça em horário incomum;
Jornalista não é chato - é crítico;
Jornalista não tem olheiras - tem marcas de guerra;
Jornalista não se confunde - perde a pauta;
Jornalista não esquece de assinar - é anônimo;
Jornalista não se acha - ele já é reconhecido;
Jornalista não influencia - forma opinião;
Jornalista não conta história - reconstrói;
Jornalista não omite fatos - edita-os;
Jornalista não pensa em trabalho - vive o trabalho;
Jornalista não é esquecido- é eternizado pela crítica;
Jornalista não morre - coloca um ponto final.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Você está preparada para assumir um compromisso ético com o Jornalismo?

Hm... outro deverzinho de uma das matérias da facu esse semestre!!
Sem nada escrito além dos deveres e trabalhos da faculdade.. =/


Você está preparada para assumir um compromisso ético com o Jornalismo?

A princípio, eu diria que sim, pois me considero uma pessoa não completamente ética, mas um tanto quanto. No entanto, eu não teria certeza se estou preparada para assumir um compromisso ético com o Jornalismo.

Ainda não conheço o dia-a-dia da profissão, mas, aprendo um pouco e escuto ouvir bastante durante as aulas, e sei que poderá haver um dia em que serei responsabilizada por produzir uma matéria, pauta ou qualquer característica relacionada à profissão, que mesmo que eu não fosse a favor, achasse justo ou fosse contra os meus princípios, teria que realizar, demonstrando fazer tudo muito correto e certo àquilo que mandam. Eu poderia questionar o meu superior, dizendo que talvez não conseguisse ou não queria devido aos meus valores. Mas, haveria aquele medo em relação a ser demitida, não ser vista com bons olhos, ou a pessoa achar que eu não estaria pronta para os desafios da profissão. A tentativa é válida, quando, principalmente, o assunto for extremamente além daquilo que defendo.

Porém, tenho consciência que a minha maior responsabilidade é o compromisso para com o cidadão, transmitindo e gerando informações diversas e mais atualizadas possíveis para não decepcionar os indivíduos da sociedade e deixá-los a par do que ocorre em seu mundo, país, cidade ou em outra área, como cultura e fofoca. É um tanto quanto contraditório ter que agir em defesa de uma pessoa com outras doutrinas sem se deixar influenciar e esquecer-se de quem você é, o que defende, importa e valoriza. Contudo, apesar de ter conhecimento disto, estou ciente de que devo manter a minha personalidade, características, valores e princípios para a defesa desses cidadãos, tentando manter um equilíbrio entre ambos.

03/09/2009

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Brasil goleia o Chile por 4x2 nas eliminatórias da Copa

inha.. texto-dever de uma das matérias da faculdade!! ^^
Já corrigido pelo professor... apesar de o penúltimo parágrafo ter outra e melhor ordem para poder se dizer, e a falta de informações após o "...Dunga fez algumas mudanças..." faltou dizer quais mudanças foram feitas!!


Brasil goleia o Chile por 4x2 nas eliminatórias da Copa
Destaque é o reserva Nilmar, que marcou três dos quatro gols

Na noite desta quarta-feira, 09/09/2009, no estádio de Pituaçu, em Salvador, o Brasil enfrentou o Chile nas Eliminatórias da Copa. O primeiro estava apenas cumprindo a tabela, já que havia sido classificado após a vitória contra a Argentina e garantido a sua vaga para a Copa do Mundo na África em 2010. O segundo, apesar de ter perdido, ainda possui mais dois jogos para concorrer à sua vaga e necessita ganhar pelo menos um para a sua classificação. Com o estádio lotado, desfalques de Kaká e Robinho, alguns reservas, e o atacante Nilmar como destaque, o Brasil brilhou e garantiu a 11ª vitória consecutiva da equipe liderada pelo técnico Dunga.

O jogo começou com pressões por parte do Chile, mas o Brasil logo se reorganizou, intensificou a marcação e o time chileno teve dificuldades de se aproximar da grande área, arriscando chutes à distância. O primeiro gol do Brasil aconteceu aos 31 minutos do primeiro tempo, com um cruzamento do meio-campo de Daniel Alves, Nilmar finalizou com o pé esquerdo, levando a torcida à loucura e abrindo o placar a favor da Seleção Brasileira. Após o primeiro gol, o jogo continuou sem novidades e o segundo gol do Brasil se realizou aos 40 minutos, com um chute rasteiro de Júlio Baptista.

Apesar da festa e da vibração da torcida diante do placar de 2x0 para o Brasil, o último minuto do primeiro tempo do jogo não foi muito festivo para a seleção. O jogador brasileiro Felipe Melo derrubou Sanchez, do Chile, na área. Pênalti para os chilenos. Quem marcou o primeiro gol chileno foi Humberto Suazo, concedendo esperanças aos jogadores e reativando a torcida presente para o time azul, vermelho e branco.

O segundo tempo da partida não teve muitas jogadas extraordinárias ou chances perdidas. O Chile voltou do vestiário animado e esperançoso para uma possível vitória e o Brasil apreensivo pelo placar apertado. No entanto, logo nos primeiros 4 minutos de jogo, Felipe Melo cometeu uma falta e foi expulso pelo juiz, sem nem levar o cartão amarelo antes. Com um jogador a menos para o Brasil, Suazo marcou o seu segundo gol para os chilenos aos 7 minutos e empatou o jogo em 2x2.

Com a melhora chilena e uma tensão e pressão estabelecida no estádio para o Brasil, Dunga fez algumas mudanças no time na metade do segundo tempo e o resultado veio logo após com um passe de Maicon para Nilmar, quem aumentou o placar para o Brasil. O último gol que consolidou a vitória brasileira foi aos 31 minutos, após uma falha na defesa do goleiro chileno, Bravo, que pegou a bola do chute de Maicon com o pé. Quem aproveitou o rebote foi Nilmar, tocando de leve para dentro da rede.

Logo depois, foi a vez do Chile receber um cartão vermelho devido a reclamações do atacante Sanchez, que já havia recebido um cartão amarelo, sendo expulso pouco antes do final da partida.

Ao final do jogo, o Brasil recebeu aplausos da torcida baiana que se deliciou com a vitória de 4x2 contra o Chile.

14/09/2009