quinta-feira, 4 de março de 2010

Filme: Morte no Nilo

Iei!! Mais uma 'crítica' =P De um filme um pouco mais antiiiiiiiiigo! =x
Acho q realmente adorei fazer isso! =P ahuauauhauhahuahu

Corrigido e opinado pelo meu irmão! =*

Morte No Nilo ("Death On The Nile")


Nota: 3 de 5

É realmente incrível como as adaptações de livros são passadas para as telas do cinema. Para os leitores assíduos que esperam assistir a um bom filme ou a uma adaptação razoável – porque já têm consciência de que partes serão cortadas e momentos que cada um poderia considerar importantes, retirados – a decepção é quase sempre presente.

Tudo bem que não tem como adaptar um livro perfeitamente, com todos os detalhes e acontecimentos iguais, tanto porque há um público maior a ser atingido (e isso significa que os roteiristas precisam pensar como um todo e não apenas aos que leram o livro) e o filme – teoricamente – não atrai se for muito cansativo.

O livro “Morte no Nilo”, de 1937, escrito por Agatha Christie, teve uma adaptação para os cinemas em 1978. Como havia terminado de ler o livro hoje, fiquei curiosa para ver como foi adaptado mais um romance policial excelente da Rainha do Crime.

No entanto, não gostei muito do que vi. O corte de quatro personagens (inclusive um mais essencial), a mudança de algumas partes imprescindíveis para a resolução do crime, os acontecimentos um atrás do outro e a velocidade com que o detetive Poirot desvenda o crime, não permitem ao espectador um tempo a mais para se pensar. É como se o roteiro tivesse sido feito para que o filme acabasse logo. Mesmo que as 2 horas e 14 minutos de projeção não sejam aparentes.

O interessante é que há muitas frases ditas no filme que existem no livro. E alguns atores se destacam pela boa atuação e essência da personalidade de seu personagem descrita no romance. Simon MacCorkindale, o ator que interpreta o marido da atriz principal, Lois Chilesm é um exemplo. Assim como Angela Lansbury, que interpreta Salome Otterbourne.

Pensei em uma nota para o filme, mais equilibrada e que pudesse agradar aos que não leram a obra. Para estes que adoram um suspense, a autora ou o desvendamento de assassinatos misteriosos, é uma boa dica. E para aqueles que simplesmente querem assistir a um filme, estará garantido uma boa diversão. Mas fica aqui minha sugestão mor: leiam o livro.

03/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário